Blog da Tecnologia

Navigate back to the homepage

Nova funcionalidade: Assinatura eletrônica no GED

Tiago Boeing
April 27th, 2021 · 1 min read

Assinatura eletrônica de documentos

No último mês nossa equipe trabalhou no desenvolvimento da funcionalidade de assinatura eletrônica de documentos para o GED, que é a ferramenta oficial da Suite BPM para Gestão de Documentos. Temos o prazer de oficializar que agora é possível enviar qualquer documento PDF armazenado no GED para coleta de assinaturas, isto irá gerar um fluxo de assinatura com as partes envolvidas. Os assinantes serão notificados via e-mail quanto à necessidade de assinar.

Saiba mais sobre a Suite BPM e experimente agora!

Mais sobre o recurso

Características/Limitações

  • Atualmente apenas o formato PDF é suportado;
  • É importante que o status do documento seja “Publicado”;
  • É possível enviar apenas um documento por vez para assinatura;
  • A assinatura está anexada a versão de um documento, dessa forma ao “criar nova versão” seu status será redefinido, sendo necessário solicitar novamente;
  • Assim que todas as partes assinarem, o documento publicado automaticamente receberá uma marca d’água no rodapé;
  • Após enviar para assinatura não será possível reenviar os e-mails, sendo necessário criar uma nova versão e disparar o fluxo novamente.

Enviar para assinatura

ged context menu
Localize a opção "coletar assinaturas" no menu de contexto.

É possível enviar para um ou mais assinantes, como o recurso se encontra em beta, estamos trabalhando constatemente para otimizar e corrigir eventuais questões que possam ocorrer.

Coleta de geolocalização

Durante o envio de um documento para assinatura é possível escolher quanto a coleta de geolocalização, em opções:

  • “Habilitar coleta” de geolocalização: para solicitar acesso à localização do usuário, mas não obrigar;
  • “Tornar obrigatória”: para solicitar acesso e obrigar o fornecimento para que seja possível assinar o documento;
  • Não marque nenhuma opção para não coletar a localização.

O assinante visualizará da seguinte forma durante o fluxo de assinatura:

ExibiçãoDescrição
geolocation dont required
Não obriga o usuário a fornecer acesso à localização no navegador e mesmo que habilitado, a assinatura não realizará coleta.
geolocation optional
Apresenta solicitação de acesso à localização do navegador, mas não torna obrigatório para assinar.
geolocation collect
Solicita acesso à localização e bloqueia fluxo de assinatura caso o usuário não forneça.

Marca d’água no rodapé

Assim que as partes envolvidas assinarem, o documento receberá uma marca d’água no rodapé de todas as páginas.

signed footer

Ao fim do arquivo será adicionada uma nova página com as informações referentes à assinatura.

signed last page

Fluxo para assinar

  1. O assinante receberá um e-mail contendo o link para realizar a assinatura;
  2. Ao clicar em “Assinar documento” será enviado um e-mail contendo um token/código para que a assinatura possa ser realizada;
  3. Informando o token/código, basta clicar em “assinar documento”.

O código para realizar a assinatura possui validade de 5 minutos. Caso não for recebido é possível solicitar novamente em 45 segundos.

Fluxo realizado pelo assinante do documento.

More articles from Tecnologia Aplicativos

Novo recurso beta: visualizar assunto do BPM no Decision Center

Melhoria para o fluxo de envio de tarefas do BPM ao Decision Center. Agora é possível enviar o campo assunto para o aplicativo.

April 27th, 2021 · 1 min read

Alterações no endereço da CDN do Bot Factory

Conforme comunicado de dezembro de 2020, realizamos alterações no endereço da CDN do BotFactory.

March 1st, 2021 · 1 min read
© 2020–2021 Tecnologia Aplicativos
Link to $https://github.com/SeniorSA