Assinatura eletrônica de documentos
No último mês nossa equipe trabalhou no desenvolvimento da funcionalidade de assinatura eletrônica de documentos para o GED, que é a ferramenta oficial da Suite BPM para Gestão de Documentos. Temos o prazer de oficializar que agora é possível enviar qualquer documento PDF armazenado no GED para coleta de assinaturas, isto irá gerar um fluxo de assinatura com as partes envolvidas. Os assinantes serão notificados via e-mail quanto à necessidade de assinar.
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Mais sobre o recurso
Características/Limitações
- Atualmente apenas o formato PDF é suportado;
- É importante que o status do documento seja “Publicado”;
- É possível enviar apenas um documento por vez para assinatura;
- A assinatura está anexada a versão de um documento, dessa forma ao “criar nova versão” seu status será redefinido, sendo necessário solicitar novamente;
- Assim que todas as partes assinarem, o documento publicado automaticamente receberá uma marca d’água no rodapé;
- Após enviar para assinatura não será possível reenviar os e-mails, sendo necessário criar uma nova versão e disparar o fluxo novamente.
Enviar para assinatura
É possível enviar para um ou mais assinantes, como o recurso se encontra em beta, estamos trabalhando constatemente para otimizar e corrigir eventuais questões que possam ocorrer.
Coleta de geolocalização
Durante o envio de um documento para assinatura é possível escolher quanto a coleta de geolocalização, em opções:
- “Habilitar coleta” de geolocalização: para solicitar acesso à localização do usuário, mas não obrigar;
- “Tornar obrigatória”: para solicitar acesso e obrigar o fornecimento para que seja possível assinar o documento;
- Não marque nenhuma opção para não coletar a localização.
O assinante visualizará da seguinte forma durante o fluxo de assinatura:
Exibição | Descrição |
Não obriga o usuário a fornecer acesso à localização no navegador e mesmo que habilitado, a assinatura não realizará coleta. | |
Apresenta solicitação de acesso à localização do navegador, mas não torna obrigatório para assinar. | |
Solicita acesso à localização e bloqueia fluxo de assinatura caso o usuário não forneça. |
Marca d’água no rodapé
Assim que as partes envolvidas assinarem, o documento receberá uma marca d’água no rodapé de todas as páginas.
Ao fim do arquivo será adicionada uma nova página com as informações referentes à assinatura.
Fluxo para assinar
- O assinante receberá um e-mail contendo o link para realizar a assinatura;
- Ao clicar em “Assinar documento” será enviado um e-mail contendo um token/código para que a assinatura possa ser realizada;
- Informando o token/código, basta clicar em “assinar documento”.
O código para realizar a assinatura possui validade de 5 minutos. Caso não for recebido é possível solicitar novamente em 45 segundos.